Ovelheiro Gaúcho – Origem, Características, Temperamento e Cuidados

Ovelheiro Gaúcho

Olá, eu sou o Emanuel José do Canil Portugalia e hoje falaremos sobre

uma das raças brasileiras que está virando moda no Brasil e que tem conquistado o coração de todo o mundo. Estou falando do Ovelheiro Gaúcho!

Fica ligado, pois hoje, preparamos um vídeo super especial para você sobre esta raça.

Você vai ficar sabendo tudo sobre raça incrível, equilibrada, completa, resistente e que faz parte da história do nosso país. Neste vídeo falaremos sobre sua origem, características, temperamento, saúde, preço e bons criadores. Ao final curta, comente e compartilhe este vídeo.

Assim, você nos ajudará a divulgar esta raça brasileira e o Harmonia Rural. É um pedido muito simples, mas para nós ajuda-nos demais.

E se você realmente ama esta raça brasileira, curta, comente e compartilhe este vídeo. Assim, você nos ajudará a divulgar esta raça e o Canal do Canil Portugalia. É um pedido muito simples para você fazer, mas para nós ajuda-os demais.

YouTube player

Origem e Função

O ovelheiro gaúcho é uma raça de cão pastor originária dos pampas gaúchos. O Rio Grande do Sul, com sua vasta extensão territorial, sempre foi local propício à agropecuária. Então, para auxiliar no cuidado desses rebanhos, os cães ovelheiros passaram a ser utilizados com grande aceitação.

Por serem descendentes de cães de pastoreio, têm grandes qualidades exigidas no trato com as delicadas ovelhas, mas também sabem como comandar um rebanho bovino quando necessário. Há muito tempo vêm sofrendo adaptações por meio de seleção, que busca adequar a raça às mais diferentes situações vividas nas lides de campo, principalmente o pastoreio.

Ao longo dos anos, realizou-se a escolha e reprodução dos animais que se adaptavam ao ambiente em que viviam, propiciando a formação de uma raça resistente e rústica, aceitando trabalhar por muito tempo, percorrendo longas jornadas por dia e adaptada ao clima da região do bioma Pampa, caracterizado por muito frio no inverno e muito calor no verão, além de uma grande amplitude térmica diária.

Existem algumas hipóteses levantadas para o surgimento da raça. Essas hipóteses se baseiam em análise de características físicas, morfológicas e comportamentais de algumas outras raças que teoricamente tiveram parcela de contribuição na origem do processo de seleção, assim como também o contexto histórico provável na época do surgimento.

Acredita-se que o Ovelheiro Gaúcho descende de cães da região do pampa, trazidos por colonizadores europeus, alguns sem raça definida (SRD), e também de cães descendes das raças Serra-da-Estrela, Collie, Pastor Alemão e Border Collie.

Entretanto, ainda não existe consenso entre os criadores sobre essa teoria e as raças que realmente tiveram parcela de contribuição na formação.

Características do Ovelheiro Gaúcho

A um olhar menos atento, o ovelheiro gaúcho pode parecer muito semelhante ao collie escocês ou ao border collie, no entanto, são raças diferentes. Para além de diversas características físicas bastante distintas, o seu temperamento, resistência, rusticidade e a forma de se movimentar ao pastorear são totalmente diferentes.

Seu tamanho e estatura são medianos, maiores que os border collie e pouco menores que os collie. Um ovelheiro pesa entre 20 e 35kg e sua altura varia de 55 a 65 cm na cernelha. A sua pelagem é densa, porém não tão longa quanto nos collies. E sua adaptação às intempéries se dá pela camada de subpêlo que age como um isolante, tanto do frio no inverno, como do calor no verão. Todas as cores são admitidas, desde que não seja totalmente sólido, ou seja, todo de uma única cor.

O difícil para nós foi qual casal escolher entre tantas características tão variáveis e ao mesmo tempo únicas e lindas que cada ovelheiro tem. Siga nosso canal para acompanhar os vídeos que estamos preparando com nosso casal de ovelheiros.

Temperamento

O Ovelheiro Gaúcho é um cão inteligente, alegre, obediente, rústico e extremamente funcional ao trabalho. Por sua capacidade de aprendizagem, podem ser ensinados corretamente e se tornarem excelentes ferramentas de pastoreio.

Também são considerados cães de alerta, porém não de guarda, pois ladram e fazem muito barulho se estranhos se aproximam do seu território sem serem convidados, mas dificilmente partem para um ataque mais agressivo.

Com seu temperamento dócil, carinhoso, companheiro e muito apegados aos donos, especialmente às crianças, acabaram se adaptando facilmente ao ambiente familiar, desenvolvendo com excelência a função de companhia. Essa característica faz com que sua presença seja cada vez maior, não somente no meio rural, mas também nos grandes centros urbano de todo país, e até do exterior.

Com relação ao temperamento ideal para que o ovelheiro desempenhe sua função, é preciso ter em mente que, assim como as pessoas, cada cão tem uma personalidade única. E esses traços de personalidade acabam interferindo no desempenho individual.

É sabido que conservar características que auxiliam na aptidão funcional é o único propósito da criação de cães de raça, e que a performance dos cães pastores passa diretamente por um bom comportamento. Logo, não se deve confundir temperamento pacato, com bom temperamento.

Em geral cães que apresentam essa característica tendem a ser tímidos ou preguiçosos, o que prejudica muito o desempenho no trabalho, à medida que não demonstram ter disposição.

Por outro lado, também não se pode confundir agressividade demasiada, com bom comportamento, cães com essa característica tendem a ser precipitados, atrapalhados e errar os movimentos de investida na rês.

O ideal é que o cão seja equilibrado, trabalhe de uma forma séria, tranquila e inteligente, sendo corajoso e valente quando exigido, porém sem se agitar e perder a calma.

Saúde do Ovelheiro Gaúcho

Como já foi dito, o ovelheiro gaúcho é um cachorro que foi preparado para o trabalho duro nas fazendas de gado, perfeitamente adaptado a baixas temperaturas e também a dias muito quentes.

Assim, uma das principais características dos ovelheiros é a rusticidade, mas não é porque estes cães são fortes e resistentes que eles não necessitem de cuidados como qualquer outro cachorro.

Então, a principal recomendação, no que diz respeito ao bem estar animal e estado físico dos cães, é sempre manter um acompanhamento com médico veterinário, pois é ele o profissional técnico que vai elaborar os protocolos de manejo para mantê-los livres de parasitas como pulgas, carrapatos, vermes e sarnas, que são vetores em potencial para diversas doenças. Também é fundamental controlar todas as vacinas, deixando sempre tudo em dia.

É importante ter em mente que um ovelheiro possui expectativa de vida de aproximadamente 14-15 anos, e que, se tudo der certo, você irá conviver com ele todo esse tempo.

Então, vale a pena esperar algumas semanas ou meses, mas adquirir um filhote de bom nível, fazendo assim um investimento melhor, através de uma compra garantida em termos de padrão, função e temperamento. Lembrando também que, tanto um cão bom quanto um comum, os gastos com manutenção (ração e remédios) são exatamente os mesmos.

Gostou do Ovelheiro Gaúcho?

Espero que este conteúdo que preparamos com tanto carinho para você tenha sido útil explicando detalhadamente esta raça, e uma vez mais, peço-lhe que curta, comente e compartilhe nosso Canal do Canil Portugalia.

Se você deseja oferecer ao seu cachorro uma alimentação mais saudável e natural que poderá aumentar a esperança média de vida do seu peludo por mais 11% clique abaixo.