Olá, eu sou o Emanuel do Canil Portugalia e hoje falaremos sobre o Cão da Serra da Estrela, que é uma das raças de cachorro que está ficando na moda no Brasil por ser um ótimo cão de companhia, fantástico para guarda e que por isso, tem sido escolhido para guarda familiar.

Você pode assistir o vídeo abaixo com imagens e conteúdo muito legal sobre o serra da estrela ou então, continue lendo este artigo. E se tiver interesse em adquirir um filhote clique no botão abaixo!

YouTube player

Origem do Cão da Serra da Estrela

Esta é uma das raças mais antigas da Península Ibérica. O Cão da Serra da Estrela tem constituído ao longo dos séculos uma ajuda preciosa para os pastores desta cadeia montanhosa. Para além de proteger rebanhos, apresenta a mesma aptidão para a guarda de propriedades, sendo um fantástico cão de guarda familiar.

Embora seja difícil determinar sua verdadeira origem, esta raça portuguesa descende dos antigos mastins asiáticos que se espalharam pela Europa ainda no tempo das invasões dos visigodos, sendo parente do Mastim Espanhol.

Há historiadores que afirmam que esta raça é anterior ao nascimento de Cristo, pois, quando os Romanos invadiram a Península Ibérica no século segundo antes de Cristo, já havia pastores do povo Lusitano que habitavam nas montanhas da serra da estrela e que deram bastante luta aos romanos obrigando-os a sucessivas invasões.

O chefe dos lusitanos chamava-se Viriato e pelas descrições da época ele já tinha um cão mastim com características semelhantes ao atual cão da serra da estrela.

De qualquer forma, a origem do Cão da Serra da Estrela perde-se no tempo, mas está sempre vinculada ao acompanhamento de rebanhos, responsabilizando-se mais pela sua protecção do que pela sua condução.

Podemos afirmar que durante séculos, milhares de famílias de pastores sobreviveram unicamente devido há existência desta raça que dia e noite, no calor ou em meio à neve, defenderam com suas vidas os rebanhos de ovelhas que eram o único sustento destas pessoas.

Se até os dias de hoje existe o famosíssimo queijo da serra da estrela, seja dada honra ao mérito aos pastores, mas também a estes cães que defenderam as ovelhas dos numerosos lobos que habitavam nesta serra de penedos escarpados e pastagens verdejantes.

Faço este vídeo como ato de homenagem a essas pessoas e a esta raça que passando os séculos, nos entregaram tanta história e riquezas culturais.

Quero homenagear também os criadores que em pleno século XX, ao verem que a raça do cão da serra da estrela estava entrando em perigo de desaparecimento por conta da diminuição dos rebanhos e dos pastores, fizeram esforços e se dedicaram a perpetuar esta riqueza cultural e genética portuguesa.

A esses criadores e aos atuais, o nosso muito obrigado por não terem permitido a extinção desta raça!

Temperamento

Cada raça tem o seu carácter específico desenvolvido ao longo da sua existência. O cão da serra da estrela é um cão pastor que permanecia sempre com as ovelhas guardando-as, enquanto o pastor se afastava regressando a casa para seus afazeres. Assim esta raça desenvolveu um carácter independente e se formou o seu carácter de excelente cão de guarda.

Este carácter um pouco independente faz com que esta raça se adapte muito bem aos tempos modernos, nos quais muitos cães devem esperar que os donos regressem do trabalho no fim do dia.

O Cão da Serra da Estrela consegue esperar pacientemente, guardando a casa e o jardim, até que o dono volte a casa.

Além deste caráter independente, o cão Serra da Estrela é muito inteligente, atento, robusto e tolerante. Mais ainda, é corajoso, imponente e muito competente naquilo que faz. É desconfiado quando algum estranho se aproxima, sem porém ser intolerante a estranhos nem respondendo com agressão gratuitamente.

Por isso, pode revelar um ar ameaçador, já que, para ele, a segurança e o bem-estar dos donos e da própria casa estão antes de tudo. Nesse sentido, é muito leal, fiel, obediente e dócil para com os seus donos.

A beleza deste cão, a sua inteligência, robustez e temperamento equilibrado, são características que lhe permitem ser mais do que um excelente guarda: ele é especificamente um cão de guarda familiar para chácaras, sítios e fazendas, sendo inteiramente pacífico e tolerante com os restantes animais da propriedade sendo eles, gado, ovelhas, galinhas, gatos, etc. Qualquer outro animal da família será bem aceito.

No entanto, esta é uma raça que não permite a entrada ou invasão de outros animais externos, nem haverá fácil convivência entre machos da mesma idade e do mesmo tamanho, se o dono não for presente e tiver autoridade sobre os animais. Como costumo dizer, nada que uma boa base de adestramento e um dono presente não consigam resolver.

Características

O cão da serra da estrela está inscrito no grupo 2 dos molossóides tipo montanha.

Os machos atingem uma cernelha entre os 65 e os 73cm e um peso que varia entre os 45 e 60kg.

Já as fêmeas são menores chegando a uma cernelha entre os 62 e 69cm e um peso que varia entre os 35 e 45kg.

Existem duas variedades de pêlo: o comprido e o curto.

O pêlo é forte, muito abundante e o subpêlo é constituído por pelos finos e curtos. O padrão da raça estabelece as cores amarelo, fulvo e cinza nos padrões unicolor, lobeiro ou tigrado.

Rústico e com muita substância; os andamentos são vivos e tem uma atitude imponente. O Cão da Serra da Estrela tem um jeito característico de andar, e essa maneira clássica de locomoção é muito semelhante à forma como os lobos andam: com a cabeça paralela ao corpo.

A raça é de aspecto atento, calmo e expressivo. É bem proporcionado, é bem construído com uma aparência harmoniosa, característica conseguida ao longo dos tempos.

Saúde

Como comentamos, o Cão da Serra da Estrela foi, durante séculos, desenvolvido a partir da seleção natural. Este fato permitiu que se tornasse numa raça bastante saudável e pouco propensa a problemas genéticos.

Ainda assim, tem tendência para sofrer de algumas das doenças que afetam as raças de grande porte. A displasia de anca, é uma delas, sendo aconselhável verificar se os progenitores tiveram este problema, o mesmo sucedendo com a displasia coxofemoral.

A alimentação deve ser equilibrada, para evitar problemas de obesidade. O exercício físico é fundamental para o seu equilíbrio, ainda que o Cão da Serra da Estrela não seja uma raça com uma energia inesgotável.

As duas variedades de pelagem exigem, naturalmente, cuidados diferentes. A de pêlo comprido requer maior atenção. No que se refere ao banho, para qualquer uma das variedades, deve ser dado o mínimo de vezes possível.

Criadores do Cão da Serra da Estrela no Brasil

Apesar de ser a raça portuguesa mais conhecida em todo o mundo, no Brasil só há poucos anos é que o interesse por ela tem aumentado enormemente!

E felizmente já temos vários destes amigões de quatro patas espalhados pelo Brasil.

E nós temos a alegria de dizer a você que o nosso canil também tem o privilégio de realizar a criação responsável desta raça que nos encanta e à qual dedicamos muito trabalho para garantir uma criação de elevada qualidade genética.

Se você também ama esta raça e deseja adquirir um cão da serra da estrela clique no link que deixei na descrição e saiba mais sobre a nossa criação de cães da serra da estrela.

Adquirindo um cão da serra da estrela, você estará levando para casa mais do que um cachorro: você terá um fiel amigo, um invencível defensor, uma relíquia de história e o fruto de uma seleção secular!

Os lusitanos o criaram, os romanos o admiraram, os lobos o temeram, os rebanhos por ele sobreviveram, os pastores o amaram, o mundo mudou, mas aqui continua ele: O cão da serra da Estrela!

Ajude-nos a divulgar esta raça que merece nosso reconhecimento. Curta, comente e compartilhe este vídeo, assine nosso canal e se tiver interesse em adquirir um cão da serra da estrela clique no botão abaixo e entra na lista de interessados!