Border Collie – Origem, Características, Temperamento e Cuidados

Border Collie

Olá, eu sou o Emanuel José do Canil Portugalia e hoje falaremos sobre uma das raças mais amadas em todo o mundo. Estou falando do Border Collie!

Fica ligado, pois hoje, preparamos um vídeo super especial para você sobre esta raça. Você vai ficar sabendo tudo sobre esta raça incrível e super inteligente.
Neste artigo e no vídeo abaixo falaremos sobre sua origem, características, temperamento, saúde e preço.
E se você realmente ama esta raça, curta, comente e compartilhe este vídeo. Assim, você nos ajudará a divulgar esta raça e o Canal do Canil Portugalia. É um pedido muito simples para você fazer, mas para nós ajuda-os demais.

YouTube player

Origem

Nos idos de 1915, a raça ainda não era conhecida pelo nome ao qual responde hoje. Chamada de sheepdog até aquele momento, o Border Collie ganhou a atual denominação devido ao seu local de origem: a fronteira entre a Escócia e a Inglaterra. Aliás, sua história é mais antiga que seu próprio nome, pois, segundo documentos, a trajetória da raça Border Collie remete ao tempo em que os romanos invadiram o território inglês, por volta do primeiro século a. C., trazendo consigo cães de pastoreio.

O Border Collie, que foi oficialmente reconhecido pelo American Kennel Club em 1995, inegavelmente se tornou uma das peças-chave da boa organização e manutenção de territórios pelo mundo, pois não somente traz em seu DNA o instinto de vigilância, como também lembra a boa índole dos grandes guerreiros por meio de seu comportamento gentil, solícito e amigo.

Características

Sua estatura é mediana, pesando entre 13 e 20 kg e sua altura varia entre 46 e 56 cm na cernelha.
O Border Collie possui dois tipos de pelos: curtos e macios ou longos e grossos, mas ambos os tipos contam com um subpêlo macio e denso, que os protege de temperaturas variadas.
A pelagem mais comum é a bicolor, branco e preto, mas a raça também apresenta pelagem tricolor, variações do castanho (cor conhecida como vermelho australiano) e marrom.
Em alguns cães os pelos apresentam um aspecto “marmorizado” e recebem o nome de merle. Na raça, cães com o branco predominante não são bem aceitos. Apesar do seu pelo não criar grandes emaranhados de nós, é preciso escovar o Border Collie com frequência.
No Brasil, é comum que percam muito pelo não somente em climas mais quentes, mas durante todo o ano.

Temperamento

O Border Collie, se fosse humano, seria praticamente um atleta olímpico. Corredor nato, ele nasceu querendo ganhar as pistas, que, nesse caso, são os lugares por onde passa (sempre em considerável velocidade). E a raça é também extremamente inteligente! Quando você direciona uma ordem ao Border Collie, logo ele a aceita e executa: praticamente o funcionário do mês de qualquer empresa. A obediência faz parte do seu DNA.

Mas é preciso orientá-lo quanto a toda essa desenvoltura física e intelectual – você tem que saber ajudá-lo a te ajudar. Quando ele se sente sozinho ou sem a devida atenção, pode se tornar um cão arredio. Sua qualidade de pastoreio, quando também não controlada, pode levá-lo a correr atrás de qualquer coisa, como pequenos objetos, carros, motos e outros. É bom cuidar dessa raça para que seu comportamento solícito e alegre não o faça perder o fio da meada.

Embora seja apegado à família, o Border Collie é um tanto reservado com estranhos. Devido ao seu tipo físico e seu comportamento, é recomendado que, quando ele estiver em contato com crianças, o tutor ou alguém responsável esteja por perto para supervisionar suas brincadeiras. Geralmente ele se dá melhor com crianças mais velhas.

Se a questão for a companhia de outros cães, ele se dá bem com os do sexo oposto. Mas é preciso cuidado se o outro cachorro não gostar de ser (literalmente) encarado ou alegremente perseguido (por causa do instinto de pastoreio). O ideal é que sejam estimulados desde pequenos a conviver com os outros em harmonia. Para tanto, expor o filhote a diferentes situações, pessoas e animais ajuda a torná-lo um adulto capaz de lidar tranquilamente com as mais variadas situações.

O Border Collie é agitado?

Sim, mas no bom sentido, claro. O Border Collie é um cachorro muito ativo, cheio de energia e brincalhão que só ele. É recomendável ter uma energia parecida com a da raça para poder acompanhá-lo nos mais diversos e divertidos momentos do dia.

Saúde

O Border Collie é uma raça muito saudável. Ocasionalmente, pode sofrer com problemas de saúde comuns a todos os cachorros. Para que ele tenha uma boa qualidade de vida não são necessários muitos cuidados.
Dentes: a raça possui dentes e maxilares fortes, bem ajustados e com uma perfeita, regular e completa mordedura. Todavia, é sempre bom e recomendável que a escovação seja feita regularmente, para assegurar sua saúde bucal.
Quadril: a displasia de quadril é uma doença que causa má formação do quadril. É preciso ficar atento ao Border Collie, que pode sofrer com o problema.
Olhos: o Border Collie pode desenvolver problemas nos olhos, como a atrofia progressiva da retina, que pode causar cegueira.
Já deu para perceber que o Border Collie é uma raça que se exercita muito, não é mesmo? Como originalmente ele auxiliava no pastoreio, isto é, vivia no campo correndo de lá para cá, o Border Collie adora uma estimulação física e mental. A recomendação é de 90 minutos de exercícios por dia, que podem incluir atividades como jogar brinquedos ou bolas para ele pegar, corrida, natação ou qualquer outra que demande muito fôlego e superação.
Ele desempenha maravilhosamente bem todas elas. E, de maneira surpreendente, esse cachorro não vai querer parar, mesmo depois que seu dono estiver cansado. O ideal é manter uma média de 20 km de caminhada por semana, perto de 3 km por dia.

Preço

O preço de um filhote de Border Collie pode variar muito, dependendo da linhagem, pelagem e ninhada à qual pertence, no entanto, podemos dizer que não é um cachorro barato de se adquirir.
Um filhote de um criador responsável poderá custar facilmente R$2.500, podendo alcançar mais de R$6.000 dependendo da genética dos pais.

Gostou do Border Collie?

Espero que este conteúdo que preparamos com tanto carinho para você tenha sido útil explicando detalhadamente esta raça, e uma vez mais, peço-lhe que curta, comente e compartilhe nosso Canal do Canil Portugalia.

Se você deseja oferecer ao seu cachorro uma alimentação mais saudável e natural que poderá aumentar a esperança média de vida do seu peludo por mais 11% clique abaixo.